terça-feira, 19 de agosto de 2008

Clarice Lispector( e outras coisitas)




Olá queridos!
Como vocês devem ter percebido eu mudei o visu do blog né?então eu tinha a listinha dos meus favoritos então quem não tiver ali(pois eu esqueci o blog de todo mundo mi avisa que ai eu boto)

Um hoje o dia na escola foi NORMAL resumindo foi um tédio!

MUDANDO DE ASSUNTO...

Vou postar hoje um texto de Clarice Lispector que vagando pela internet eu encontrei só que o texto é muito grande então vou botar aqui a parte que eu mas gostei Ok?=)


Amor

Clarice Lispector


"Mas a vida arrepiava-a, como um frio. Ouvia o sino da escola, longe e constante. O pequeno horror da poeira ligando em fios a parte inferior do fogão, onde descobriu a pequena aranha. Carregando a jarra para mudar a água - havia o horror da flor se entregando lânguida e asquerosa às suas mãos. O mesmo trabalho secreto se fazia ali na cozinha. Perto da lata de lixo, esmagou com o pé a formiga. O pequeno assassinato da formiga. O mínimo corpo tremia. As gotas d'água caíam na água parada do tanque. Os besouros de verão. O horror dos besouros inexpressivos. Ao redor havia uma vida silenciosa, lenta, insistente. Horror, horror. Andava de um lado para outro na cozinha, cortando os bifes, mexendo o creme. Em torno da cabeça, em ronda, em torno da luz, os mosquitos de uma noite cálida. Uma noite em que a piedade era tão crua como o amor ruim. Entre os dois seios escorria o suor. A fé a quebrantava, o calor do forno ardia nos seus olhos.

Depois o marido veio, vieram os irmãos e suas mulheres, vieram os filhos dos irmãos.

Jantaram com as janelas todas abertas, no nono andar. Um avião estremecia, ameaçando no calor do céu. Apesar de ter usado poucos ovos, o jantar estava bom. Também suas crianças ficaram acordadas, brincando no tapete com as outras. Era verão, seria inútil obrigá-las a dormir. Ana estava um pouco pálida e ria suavemente com os outros. Depois do jantar, enfim, a primeira brisa mais fresca entrou pelas janelas. Eles rodeavam a mesa, a família. Cansados do dia, felizes em não discordar, tão dispostos a não ver defeitos. Riam-se de tudo, com o coração bom e humano. As crianças cresciam admiravelmente em torno deles. E como a uma borboleta, Ana prendeu o instante entre os dedos antes que ele nunca mais fosse seu.

Depois, quando todos foram embora e as crianças já estavam deitadas, ela era uma mulher bruta que olhava pela janela. A cidade estava adormecida e quente. O que o cego desencadeara caberia nos seus dias? Quantos anos levaria até envelhecer de novo? Qualquer movimento seu e pisaria numa das crianças. Mas com uma maldade de amante, parecia aceitar que da flor saísse o mosquito, que as vitórias-régias boiassem no escuro do lago. O cego pendia entre os frutos do Jardim Botânico.

Se fora um estouro do fogão, o fogo já teria pegado em toda a casa! pensou correndo para a cozinha e deparando com o seu marido diante do café derramado.

— O que foi?! gritou vibrando toda.

Ele se assustou com o medo da mulher. E de repente riu entendendo:

— Não foi nada, disse, sou um desajeitado. Ele parecia cansado, com olheiras.

Mas diante do estranho rosto de Ana, espiou-a com maior atenção. Depois atraiu-a a si, em rápido afago.

— Não quero que lhe aconteça nada, nunca! disse ela.

— Deixe que pelo menos me aconteça o fogão dar um estouro, respondeu ele sorrindo.

Ela continuou sem força nos seus braços. Hoje de tarde alguma coisa tranqüila se rebentara, e na casa toda havia um tom humorístico, triste. É hora de dormir, disse ele, é tarde. Num gesto que não era seu, mas que pareceu natural, segurou a mão da mulher, levando-a consigo sem olhar para trás, afastando-a do perigo de viver.

Acabara-se a vertigem de bondade.

E, se atravessara o amor e o seu inferno, penteava-se agora diante do espelho, por um instante sem nenhum mundo no coração. Antes de se deitar, como se apagasse uma vela, soprou a pequena flama do dia."


O motivo deu postar esse texto e porque eu amo Clarice Lispector e sempre quis postar aqui algo dela então como eu estava vagando pela internet eu encontrei e gostei resolvi postar,espero que vocÊs gostem,e si vocês quiserem ler tudo passa no site.

Quem quiser ler o texto inteiro passa lá: http://www.releituras.com/clispector_menu.asp

21 comentários:

Hugo Henrique disse...

Clarice Lispector é simplesmente um fenômeno!
Tô querendo ler um livro dela... Me aconselha algum?

thais. disse...

Gosto muito da Clarice Lispector.
Belo blog.
:)

Douglas disse...

Clarice Lispector é fascinante,ja li um livro muito bom dela:

"A Via crucis do corpo" -Ótimo livro



http://blog-podre.blogspot.com/

thais. disse...

eu tenho esse blog a um tempinho,aí eu resolvi mudar o templante,mais não sei o que aconteceu o link dos comentários sumiu...estava tudo certo nas configurações e tal.
Ai eu tive que excluir e fazer de
novo,agora estou com medo de mudar rs

Edu França disse...

Não li outro dia passo pra comentar direito

Anônimo disse...

clarice é tudo!!!

Anônimo disse...

Clarice Lispector é tudo de bom! Parabéns pela escolha do texto e pelo lindo blog....

Jonatas Fróes disse...

Poxa, eu acho a Clarisse Lispector meio sacal. Não consegui ler o texto até o final, desculpe.

Mas o template ficou bom assim ^^

;*

http://musica-holic.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adoro Literatura Brasileira, e Clarice tem uma profundidade sensivel nos seus poemas!
Gostei do seu blog

Larissa disse...

Clarice Lispector , é espetaculaas :}
otimo bloh
~.~

Daniel Henrique disse...

eu so li um livro da lispector até hoje

bom texto...

Drê disse...

Sobre seu post:
Clarice Lispector?
Muito massa.
_________________
Sobre o seu koment em meu blog:
Obrigada pela dica.
Beijos

Tatah Marley's Confissões disse...

Definitivamento eu tenho que comprar algum livro desa mulher!
TExto fofo demais vei!
*----------------------*
amo seu blog!
;*

"Rafaela Pimentel" disse...

Nossa!!
Amei teu blog ^^
Vou te favoritar, ok?
Kiria saber ond vcs conseguem essas paradas legais pra por no blog!
(tamplace ou algo parecido!)

adorei!

Kel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kel disse...

Adorei =D
ela é divina. beijo ;*

Erich Pontoldio disse...

Qdo eu estava no colégio a minha professora de portugues era apaixinada por Clarice e lógico que contagiou a classe toda ... saímos amando e devorando os contos dela.

Anônimo disse...

otimo texto
bem legal seu blog

abraços
http://blogaragem.blogspot.com

Edilene disse...

Como vc conseguiu mudar e ficar assim, tão bonito?



Edilene

Tropeço disse...

Ahhh Clarice, Amo!!

Bom gosto o teu ^^!!


ótimo teu blog!

beijos

Luccannus - Jesum Christum est semper! disse...

Clarice Lispector é muito boa...

bjs e fique com Deus, na Paz.