quarta-feira, 23 de julho de 2008

UM CADÁVER DE POETA

Levem ao túmulo aquele que parece um cadáver!
Tu não pesaste sobre a terra: a terra te seja leve!
L. Uhland




De tanta inspiração e tanta vida
Que os nervos convulsivos inflamava
E ardia sem conforto.. .
O que resta? uma sombra esvaecida,
Um triste que sem mãe agonizava...
Resta um poeta morto!

Morrer! e resvalar na sepultura,
Frias na fronte as ilusões — no peito
Quebrado o coração!
Nem saudades levar da vida impura
Onde arquejou de fome... sem um leito!
Em treva e solidão!

Tu foste como o sol; tu parecias
Ter na aurora da vida a eternidade
Na larga fronte escrita. . .
Porém não voltarás como surgias!
Apagou‑se teu sol da mocidade
N’uma treva maldita!

Tua estrela mentiu. E do fadário
De tua vida a página primeira
Na tumba se rasgou...
Pobre gênio de Deus, nem um sudário!
Nem túmulo nem cruz! como a caveira
Que um lobo devorou!. . .


Parte 1 do livro:POEMAS IRÔNICOS, VENENOSOS E SARCÁSTICOS
Álvares de Azevedo

Vi esse livrO e gostei do nome depois passei a Ler e mi apaixonei!
Ah e ele é meu parente!hahahaha só por causa do Azevedo(to brincando)

9 comentários:

. taffa o_O disse...

hehehehe!!

Legal!

mto Massa!

BejÔ!

Passa la no meu!

. taffa o_O disse...

te add nos meu blogs favoritos, me add tbm!

huahuahua!

ED CAVALCANTE disse...

a poesia AZEVEDIANA ERA DESESPERADA, NAS ENTRELINHAS TEM SEMPRE UMA MENSAGEM QUASE QUE SUBLIMINAR. COMO DISSE RENATO RUSSO NUMA CANÇÃO: OS BONS SE VÃO CEDO!

Edu França disse...

UAU, adorei, menina que força é essa...

Anônimo disse...

Achei um tanto sombriu.. bem legal .. diferente de poemas que já li ..

Acho que sou melosa.. kkk

Abç..

Jonatas Fróes disse...

Alvares de Azevedo tem umas coisas ótimas! Pega aquele "Noite na Taverna " se puder. E chocante! xP

;*

http://musica-holic.blogspot.com/

Unknown disse...

oii :)
cara, muito legal teu bolg, parabéns!
tipo, comecei nessa, faz nem uma semana..
ai, sei lah resolvi visitar outros blogs :D

massa aqui, se puder comenta lá no meu.

beijao!

Lê Stabiili disse...

rsrsrs!!!
Eu adooooro Álvares de Azevedo..ele é perfeito!!!
Muito legal seu blog...
Obrigada por visitar o meu...vou sempre passar por aqui!!!!

um grande abraço!!

Dário Souza disse...

Poema muito legal.

Axo que ja comentei em todos os seus posts

xD